As lições do Sacrário

Na Eucaristia Jesus, como nosso Modelo, nos ensina as virtudes que nos santificam. O seu estado de vida é a norma também paracomo devemos viver. O aniquilamento é o traço característico da vida de Jesus também na Eucaristia. Ali ele recebe a todos, pobres e ricos, simpáticos e antipáticos, bêbados e drogados, cultos e analfabetos,…

Detalhes

A Eucaristia é fonte de cura

Jesus Cristo o Salvador, o Mestre, o Senhor, presenteou a humanidade com o dom da Sua vida. Ele instituiu, na última ceia, a Eucaristia e o mandamento do amor (cf. Jo 13, 1-20). A Eucaristia para a Igreja é tudo, porque é dela que partem todas as graças de que necessitamos. Por meio da Eucaristia…

Detalhes

O Valor da Santa Comunhão

Os santos dizem que vale muito mais uma Comunhão do que um êxtase, um arrebatamento, uma visão. A Santa Comunhão transporta o Paraíso inteiro para o nosso pobre coração. Ali o Céu se faz presente; “onde está o Rei está toda a Corte”, dizia Santa Tereza de Jesus. Quando Jesus é recebido em uma alma,…

Detalhes

Frutos da Eucaristia

Ao receber a Eucaristia, ficamos intimamente aderidos a Cristo Jesus, que nos transmite sua graça. A comunhão nos aparta do pecado, é este o grande mistério da redenção, pois seu Corpo e seu Sangue são derramados pelo perdão dos pecados. A Eucaristia fortalece a caridade, que na vida cotidiana tende a debilitar-se e esta caridade…

Detalhes

Porque a Eucaristia é um Sacramento?

A recepção de Jesus Cristo sacramentado sob as espécies de pão e vinho na sagrada Comunhão significa e verifica o alimentoespiritual da alma. E assim, enquanto que nela se dá a graça invisível sob espécies visíveis, guarda razão de sacramento. Jesus ao instituir a Eucaristia lhe confere intrinsecamente o valor sacramental pois através dela Ele…

Detalhes

Quanto tempo Cristo na Eucaristia está em nosso corpo?

A Igreja ensina que enquanto as espécies do Pão e do Vinho Consagrados existem em nosso corpo, Cristo aí está presente corporalmente. Após uns dez minutos, quando o trigo e o vinho se decompõem, então Cristo já não está mais fisicamente em nós. Continua em nós pelo Espirito Santo e sua Graça.

Prof. Felipe Aquino.