O papel do homem na família

O homem, o pai, representa a figura de Deus na família O Catecismo da Igreja ensin que a família é um “sinal da Santíssima Trindade” na Terra; assim, pai, mãe e filhos formam uma comunidade de vida e de amor à imagem de Deus. Por isso, a família é fundamental e insubstituível. Ela é a base…

Detalhes

Ensino uma coisa e com o coleguinha meu filho aprende outra

Como agir diante desses confrontos? Quantos pais investem tempo e energia para educar seus filhos! Quantos buscam introjetar valores que eles acreditam ser certos e importantes, tais como “quem fala a verdade não merece castigo”! Porém, quando os filhos começam a ter contato com valores externos, estes parecem ter uma força maior do que a…

Detalhes

A influência da mãe na vida dos filhos é eterna

A influência de uma mãe é como o fermento na massa Os filhos são o dom mais magnífico do matrimônio e contribuem grandemente para o bem dos próprios pais. A maternidade é a vocaçãooriginal da mulher, um chamado de Deus que algumas escutam, outras não. A maternidade traz obrigações, pois a influência de uma mãe…

Detalhes

Pondere o que você diz, pois as palavras têm poder

Imaginem crianças crescerem ouvindo os pais lhes dizendo que elas são burras, desastradas, medrosas, relaxadas. O capítulo 1, do livro de São João, começa nos dizendo que, no princípio, era a Palavra, e a Palavra era Deus, a qual se fez carne e habitou entre nós. Isso nos mostra que a palavra é poderosa para…

Detalhes

Eduque seus filhos com valores cristãos

Educar os filhos é formar bons cristãos e honestos cidadãos A Igreja ensina que os primeiros catequistas dos filhos são os pais. É no lar que estes se tornam cristãos. Por isso, é preciso que os pais vivam a fé católica, conheçam a doutrina cristã, frequentem os sacramentos,leiam com os filhos a Palavra de Deus,…

Detalhes

Uma família feliz não se improvisa

É urgente que o projeto familiar comece desde a infância, se aprofunde na juventude, se fortaleça na vida adulta e gere nos pretendentes escolhas conscientes e consistentes em vista da constituição da nova família Numa ocasião, uma mãe foi chamada pela escola de seu filho para conversar sobre a situação dele: baixo desempenho, comportamento indisciplinado,…

Detalhes

Meu filho está namorando. O que fazer?

Como devo agir? Devo prender? Devo dar liberdade? Os pais se preocupam, sobretudo quando os filhos começam a namorar. Como orientá-los? Bem, os pais cristãos devem ter a coragem de falar a seus filhos o que é um namoro cristão. Um namoro que significa conhecer o outro para saber se o relacionamento deve continuar ou…

Detalhes

O que é educar? (Parte 2)

”A catequese familiar precede, acompanha e enriquece as outras formas de ensinamento da fé” (CIC, 2226). Fica claro, portanto, que a educação dos filhos, é obra da família, e por isso, sem uma família sólida na fé, a educação dos filhos poderá ficar comprometida. Portanto, a primeira preocupação dos pais deve-se criar um lar cristão,…

Detalhes

O que é educar? (Parte 1)

O Papa João Paulo II disse que “o ato de educar é o prolongamento do ato de gerar”; isto é, fazem parte do mesmo ato. “Gerar segundo a carne significa dar início a uma posterior ‘geração’, gradual e complexa, através do inteiro processo educativo” (CF, 16). Educar os filhos é a grande missão que Deus…

Detalhes

Educar a afetividade. A importância da maturidade afetiva na vida a dois

Mais do que nunca, é preciso prestar atenção hoje à educação da afetividade dos filhos e à reeducação da afetividade dosadultos.Uma educação e uma reeducação que devem ter como base esse conceito mais nobre do amor que acabamos de formular: aquele que vai superando o estágio do amor de apetência – que apetece e dá…

Detalhes