Desde quando a Igreja passou a usar o nome Católica?

O adjetivo católica é anterior ao nascimento da Igreja. Em grego, katholiks quer dizer aquilo que é conforme o todo. Hoje em dia, a palavra equivalente seria holística. De uma forma geral, a tradução para a palavra católica é sempre universal, contudo, o sentido dela é muito mais amplo. o primeiro documento que contém o…

Detalhes

Teologia e Educação

O Papa João Paulo II disse que “o ato de educar é o prolongamento do ato de gerar” e que “gerar segundo a carne significa dar início a uma posterior “geração”, gradual e complexa, através do inteiro processo educativo” (CF, 16). Ghandi dizia que “a verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de…

Detalhes

Por que Deus não impediu a morte?

“O tempo para procurar Deus é esta vida. O tempo para encontrar Deus é a morte. O tempo para desfrutar Deus é a eternidade”. São Francisco de Sales O Livro da Sabedoria diz que “Deus não é o autor da morte nem se alegra na perda dos viventes. Pois Ele criou todas as coisas para a…

Detalhes

Novo Catecismo: O Nome de Deus

Cidade do Vaticano (RV) – No nosso espaço dedicado aos 20 anos da publicação do Novo Catecismo, o Padre Gerson Schmidt nos traz hoje a reflexão sobre “O nome de Deus”. “Amado ouvinte! Falamos nos encontros anteriores sobre o ponto fundamental de todas as verdades que cremos. O fundamento sobre o qual construímos o edifício…

Detalhes

A importância da Oitava de Natal

Como viver este “tempo especial de graças”  da nossa Igreja? Infelizmente a maioria dos católicos não sabe da importância da “Oitava de Natal”, bem como da Oitava da Páscoa. Como essas duas Solenidades litúrgicas são as mais importantes do Ano litúrgico; pois marcam o Nascimento e a Ressurreição de Jesus, a Igreja prolonga as suas…

Detalhes

Conheça a história e o significado do presépio

Saiba qual a origem do presépio e o significado de cada personagem na cena que retrata o nascimento de Jesus Da redação, com Arquidiocese do Rio Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal.…

Detalhes

O mistério da Estrela de Belém

Nas Sagradas Escrituras vemos Deus, muitas vezes, comunicar-se aos homens por meio de sinais na natureza: a brisa da tarde no Paraíso, o arco-íris após o dilúvio, a sarça ardente, a diáfana nuvem de Santo Elias etc. E em seu próprio nascimento, Ele quis usar de um sinal no céu: a Estrela de Belém. Esse…

Detalhes

Advento

O Ano Litúrgico começa com o tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano.…

Detalhes

Série Carismas do Espírito Santo: 1. O carisma de línguas

Estamos iniciando uma série sobre os Carismas do Espírito Santo onde se tem o objetivo de experienciar na prática, na vivência, os dons espirituais que auxiliam na evangelização. Não se trata de ensino teológico profundo sobre o tema, e sim algo mais prático, próximo ao cotidiano, embasado em experiências pessoais e relatos de pessoas que…

Detalhes