Um cristão deve consultar horóscopo?

O diabo não busca outra coisa senão fechar e obstruir a estrada de nosso retorno a Deus A astrologia pretende definir a vida humana a partir da posição ocupada pelos astros no dia do nascimento da pessoa. A astrologia e o horóscopo são cultivados desde remotas épocas antes de Cristo, ou seja, desde a civilização…

Detalhes

Halloween, uma festa inofensiva?

O cristão pode participar dela ou trata-se apenas de uma prática cultural inofensiva? O Halloween é uma festa comemorada no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte nos países ocidentais, sendo mais forte nos Estados Unidos, para onde foi levada por imigrantes irlandeses em meados…

Detalhes

A Bruxaria e a Feitiçaria no contexto da Inquisição – Parte 2

Em 19 de abril de 1080, o Papa Gregório VII (1073-1085), enviou uma carta ao rei Hoakon da Dinamarca em que condenava eperseguia a bruxaria existente naquele país. Esta carta está no artigo do Prof. Gustav Henningsen (Atas do Simpósio do Vaticano – La Inquisicion ey las Brujas, p. 595). Nela o Papa S. Gregório…

Detalhes

O culto a satanás – EB

Em síntese: A Itália foi, em começo de 1996, abalada pela prisão de um fundador de seita devotada ao Maligno: os Bambini di Satana (os Meninos de Satanás). Marco Dimitri quer ser chamado “a Besta 666″ foi detido por haver violentado uma jovem de dezesseis anos durante uma “Missa Negra”. Os seus seguidores recrutam adeptos…

Detalhes

A Bruxaria e a Feitiçaria no contexto da Inquisição – Parte 1

A magia foi outra das causas da Inquisição; era o culto da superstição, sortilégio, alquimia, culto e pactos com o demônio,  que sefaziam no “Sabath”.  A crença na magia e nas “bruxas”, sempre existiu nos tempos antigos e medievais.  A justiça leiga combatia a magia e perseguia os magos e as bruxas severamente e os…

Detalhes

Afinal, o que é ser Emo?

Tenho encontrado cada vez mais pais e familiares preocupados com o que, afinal, vem a ser um Emo. Alguns pelo medo de que os filhos estejam metidos nesta furada, outros porque, infelizmente, já vêem filhos, parentes e outros adolescentes e jovens presas desta tribo, deste grupo, deste “seja-lá-o-que-for” que Emo signifique. Não é difícil conhecer…

Detalhes

Os desafios das seitas

- No fiel cumprimento de sua vocação batismal, o discípulo deve levar em consideração os desafios que o mundo de hoje apresenta á Igreja de Jesus, entre outros: o êxodo de fiéis para seitas e outros grupos religiosos (DA nº 165). Um dos maiores desafios para evangelização da santíssima fé cristã católica é o pluralismo…

Detalhes

O que é Halloween e o que se celebra realmente nesta data?

- Significado Halloween significa All hallow’s eve, palavra que provém do inglês antigo, e que significa “véspera de todos os santos”, já que se refere de noite de 31 de outubro, véspera da Festa de Todos os Santos. Entretanto, o antigo costume anglo-saxão lhe roubou seu estrito sentido religioso para celebrar em seu lugar a…

Detalhes

Católico e Espírita, é possível?

- O Concílio Vaticano II chamou os leigos a participarem ativamente da vida da Igreja. Através do Decreto Apostolicam Actuositatem pede: Grassando na nossa época gravíssimos erros que ameaçam inverter profundamente a religião, este Concílio exorta de coração todos os leigos que assumam mais conscientemente suas responsabilidades na defesa dos princípios cristãos (AA,6). Em que…

Detalhes

Maçonaria: o que diz a Igreja?

- Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé Declaração de 26 de novembro de 1983 do cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé (v. L\\\’Osservatore Romano de 26/11/83): Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da Maçonaria, pelo fato de que no novo Código de Direito Canônico ela…

Detalhes